Amor e dedicação ao seu animal de estimação.

Laboratório SCAN - Saúde e Ciência Animal, tem o dever de acrescentar que o nosso compromisso para com estes animais é vitalício, e tem como finalidade prolongar a vida destes melhores amigos e o mais importante: tratamos com amor e dedicação o seu animal de estimação.

Cardiologia

O setor de cardiologia do Scan disponibiliza todo o serviço necessário para a avaliação cardiológica completa do animal, com a realização de consultas e de exames complementares como ecocardiograma, eletrocardiograma, aferição de pressão arterial sistêmica e monitoração ambulatorial em 24 horas (Holter).

Consulta cardiológica

As consultas são realizadas mediante encaminhamento de colega veterinário para o setor de cardiologia por julgar necessário que o paciente passe por avaliação com profissionais especializados na área, seja por suspeita de doença cardíaca seja por avaliação pré-anestésica. Uma avaliação cardiológica completa do paciente é realizada pelos profissionais da equipe por meio da auscultação e realização de exames complementares, como ecocardiograma, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial sistêmica e monitoração ambulatorial em 24 horas (Holter).  Ficará a critério do cardiologista a indicação ou não de terapia cardiológica para o paciente.


Ecocardiograma

O ecocardiograma avalia a estrutura do coração, sendo o método que, na maioria das vezes, oferece um diagnóstico definitivo da doença cardíaca, seja ela congênita ou adquirida. Através do doppler pode-se avaliar os fluxos sangüíneos do coração e grandes vasos. Todo animal portador de sopro cardíaco deve realizar o ecocardiograma com a finalidade de se alcançar o diagnóstico definitivo e saber se esse paciente necessita ou não uma terapia de imediato. O exame é realizado com o paciente em decúbito lateral (deitado) e em alguns casos pode exigir tricotomia (tosa) da região.


Eletrocardiograma

O eletrocardiograma avalia o ritmo e o sistema de condução do coração. É um exame de auxílio diagnóstico em casos de suspeita de distúrbios eletrolíticos e arritmias, bem como ajuda no acompanhamento do tratamento das mesmas. Também é importante para a avaliação pré-anestésica, independente da idade do animal e para o acompanhamento de pacientes cardiopatas. O exame é indolor e realizado com o animal em decúbito lateral direito (deitado). Em alguns casos, poderá ser realizado com o animal em estação. Este exame não exige qualquer tipo de preparo prévio ou tricotomia (tosa).

 

Aferição da pressão arterial sistêmica

A aferição da pressão arterial em medicina veterinária é de suma importância em algumas doenças como insuficiência renal crônica e numa variedade de doenças metabólicas e endocrinológicas (a exemplo do hiperadrenocorticismo, diabetes mellitus, hipotireoidismo, doenças hepáticas) e também em animais cardiopatas, obesos e com alterações oftalmológicas. A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e por isso a prevenção é a melhor opção. Este exame é indolor e realizado com o animal em decúbito lateral ou no colo do proprietário, ou seja, da maneira que o animal se estressar menos. Não é necessário qualquer tipo de preparo prévio, mas às vezes é necessário tricotomizar (tosar) o local.


Monitoração ambulatorial em 24 horas (HOLTER)

A monitoração ambulatorial em 24 horas (“Holter”) nada mais é do que um eletrocardiograma realizado num período de 24 horas com o auxílio de um aparelho especial. Tem indicação para o diagnóstico de algumas doenças cardíacas que causam arritmias e que podem levar o animal a desmaiar ou a convulsionar. Este exame é indolor, realizado com o animal em estação e não exige preparo prévio. É necessária a tricotomia (tosa) da região do tórax onde serão colocados os eletrodos. Após a colocação dos mesmos, o tórax é enfaixado para a proteção dos eletrodos e do aparelho. O animal não pode se molhar durante as 24 horas de permanência com o aparelho e deve ficar sob a supervisão do proprietário. O proprietário deve elaborar um diário de atividades do seu animal durante as 24 horas.